Auditoria estratégica, será que pode ser usada no seu condomínio? Até que ponto pode ajudar a diminuir a inadimplência e aumentar os rendimentos?
Um condomínio que tinha um alto índice de inadimplência, mal estava conseguindo os recursos para as despesas básicas. Em decorrência disso, os problemas começaram a se acumular. Faltavam manutenções necessárias, os funcionários ficaram insatisfeitos e a inadimplência entre os moradores continuava persistindo.
O síndico precisou tomar uma ação urgente para mudar sua gestão ou a situação seria insustentável. Após algumas pesquisas, ele contratou uma auditoria estratégica.
Com base no relatório de auditoria, o síndico conseguiu planejar uma reestruturação nas operações. Não demorou muito, o condomínio conseguiu se recuperar, a inadimplência caiu, as manutenções foram programadas e realizadas.
É provável que o seu condomínio não esteja em uma situação tão desorganizada. Contudo, com uma auditoria estratégica, provavelmente você encontrará campos para melhorar que não está enxergando atualmente.
Este conteúdo irá mostrar como a auditoria estratégica pode trazer melhoras significativas ao seu condomínio.
Sumário
ToggleO que é auditoria estratégica
A auditoria estratégica verifica os processos operacionais do condomínio com o objetivo de melhorar o desempenho financeiro. Através dela é realizado análise criteriosa de como o condomínio equilibra as operações com as contas.
Com a auditoria estratégica, é possível identificar os fatores que afetam o negócio e otimizar os processos, minimizando, assim, os riscos.
A auditoria determina a causa das variações negativas do plano de negócio do condomínio. Sendo assim, se o condomínio alcançar menos de 70% da meta de seus indicadores financeiros por 2 trimestres consecutivos, a administração do condomínio deve realizar uma auditoria estratégica.
Como a auditoria estratégica é feita nos condomínios?
A auditoria estratégica analisa sistematicamente as áreas que afetam diretamente o desempenho do condomínio. Sendo elas:
- Execução em cada setor funcional
Geralmente se concentra em:
- Desempenho dos colaboradores – onde estão falhando e como ajudá-los a ter sucesso em suas funções;
- Gestão – Está sendo eficaz? A equipe está motivada? Existem processos bem definidos?
- Recursos – tem os recursos necessários para cumprir seus objetivos?
- Impedimentos para o sucesso – O que impede o sucesso? Existem tecnologias que podem otimizar o desempenho?
- Modelo de negócios e estratégias do condomínio
Analisa quais são as estratégias atuais, os fatores-chave do sucesso, quais as métricas e se estão sendo alcançadas. Aponta para estratégias alternativas analisando as vantagens e desvantagens, e como ela irá ajudar a cumprir os objetivos.
- O público alvo, os condôminos
Qual o perfil dos condôminos? Que tipo de trabalho e serviços são mais apropriados para eles? Estão motivados a pagar os condomínios em dia? Qual o potencial de arrecadação para sustentar o crescimento da receita? Quais as vantagens e desvantagens dos condôminos? Em qual carga de trabalho deve ser focado durante os próximos 12 meses?
- Os serviços prestados
Os serviços atendem às necessidades dos condôminos? Qual o diferencial dos serviços? Quais funcionalidades podem ser acrescentadas? O Cronograma é realista e exequível? É possível fazer parcerias que otimizem os serviços?
Como os conceitos da auditoria estratégica podem ser aplicados no seu condomínio
Muitos condomínios, quando pensam em auditoria, acreditam dever buscar indícios de fraudes. Neste caso, trata-se de uma auditoria investigativa, é muito eficiente e oportuna em situações pontuais. Contudo, essa situação não é uma auditoria estratégica.
Com o foco na estratégia, ela passa ser uma prevenção, seu principal objetivo é identificar e propor melhorias nos processos do condomínio. Está focada na capacitação de pessoal, nos controles, na otimização, na automação e principalmente na prevenção de falhas.
A auditoria estratégica analisa o nível de exposição do condomínio aos riscos. Um desafio que muitos síndicos enfrentam é estar atualizados com as mudanças da legislação, normas de seguranças, arriscando sofrer multas e outras sanções.
A auditoria estratégica trabalha com profissionais especializados e atualizados para que seu condomínio possa ter uma boa gestão. Além disso, está atento com as novidades tecnológicas e equipamentos que ajudam a otimizar processos e gerar economia.
Para ter uma boa gestão condominial é essencial ter um bom planejamento. A auditoria cria um planejamento bem estruturado para as 3 principais frentes de gestão: financeira, administrativa e infraestrutura.
Portanto, use essa ferramenta para otimizar seus serviços, diminuir a inadimplência e aumentar as receitas do seu condomínio. Tanto a auditoria preventiva como a de prestação de contas, produz relatórios que ajudam na gestão e possibilitam insights para melhoria estratégica.
A auditoria de condomínio é a melhor ferramenta para auxiliar o trabalho do síndico. Fale com nossa equipe para saber como o seu condomínio pode ser beneficiado com este recurso.