Auditoria de condomínio não é sinônimo de desconfiança, pelo menos não deveria ser. Mas em se tratando da Governança de Condomínios, quando moradores ou o Conselho levantam a questão sobre a contratação do serviço de Auditoria é porque, geralmente, há fortes indícios de problemas na prestação de contas do Síndico. Mas não deveria ser assim, a Auditoria pode ser uma ferramenta importante para uma gestão mais transparente e alguns Condomínios estão despertando para isso.
Em grandes e médias empresas é comum a contratação de Auditorias para verificação de seus Demonstrativos Financeiros o que contribui para o fortalecimento da transparência, junto ao mercado e outras partes interessadas, dos resultados da empresa. Há casos em que alguma regulamentação em que a empresa está subordinada, obriga a contratação da auditoria.
Mas será que é exagero um condomínio ter o acompanhamento mensal de um Auditor Independente? Não é!
Sumário
TogglePor que não é exagero a auditoria condomínios em caráter mensal?
Há condomínios que arrecadam mais do que muitas empresas. Aliás, um condomínio possui características de empresa, possui CNPJ, funcionários, contrata serviços, tem obrigações fiscais e outras operações características de uma empresa. Somente na cidade de São Paulo, a arrecadação de condomínios supera, segundo estimativas, R$ 10 bilhões (maior que o PIB de cidades como Bauru, Limeira, São Carlos) e empregam mais de 140 mil funcionários, além, de ser clientes de milhares de empresas que tem como foco prestar serviços para condomínios.
Veja nosso auditor falando sobre isso em nosso canal do YouTube: Importância da auditoria em condomínios especializada
Diante desse cenário, o que ainda se verifica é que os moradores de condomínios não tem como prioridade construir uma Governança consistente e transparente no condomínio. Em diversas matérias que você pode pesquisar na internet a preocupação geral sempre é cano, crianças, cachorro, barulho, etc. E não é porque não há problemas na Governança do Condomínio (gestão financeira, prestação de contas, gestão do síndico, atuação do conselho, corrupção, etc.).
Conforme o artigo 1348, inciso VIII, do Código Civil, o Síndico é obrigado a prestar contas aos moradores na Assembleia Geral Ordinária (anualmente) ou quando exigido. Nessa Assembleia o Síndico solicita a aprovação das contas, mas se o morador nunca acompanhou os gastos do condomínio, como ele pode de forma consciente aprovar algo que nunca viu? Não é incomum o Síndico colocar as pastas diante dos moradores e pedir a aprovação.
Sim, todo mês, moradores pagam uma quantia considerável em seu condomínio e não sabem para onde o dinheiro vai. Então, ter um serviço mensal, com um custo acessível, para apontar erros financeiros e criar relatórios independentes e resumidos sobre o uso dos recursos não é luxo, é uma necessidade.
Como a auditoria condomínio pode ajudar tanto o síndico como os moradores?
Como a auditoria condomínio contribui para o controle financeiro? Entre os benefícios destaco alguns:
1) Avaliação independente de alguém que não está preocupado em agradar o Síndico, Conselho, Administradora ou moradores, mas de fazer um julgamento técnico da prestação de contas do condomínio;
2) O Auditor tem a capacitação técnica pautada nas normas brasileiras/internacionais de Auditoria para conduzir os trabalhos. (Vale lembrar que somente Contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade podem ser Auditores de Demonstrações Financeiras);
3) O Auditor será mais uma linha de defesa para proteger o condomínio de problemas decorrentes de erros ou fraudes, como por exemplo, validar se os impostos foram recolhidos corretamente. Eu tive acesso a um relato de um síndico do Ceará que ficou 10 anos sem recolher o INSS dos funcionários, isso mesmo, 10 anos!
Há situações que mesmo quando o Síndico procura fazer tudo certo, ainda assim, é possível encontrar algum ponto de atenção que merece uma recomendação, quando é aplicado testes de Auditoria.
Recomendação do auditor para boas práticas no condomínio
Eu entendo que como boa prática, dependendo do porte do condomínio, as Incorporadoras/Construtoras devem incluir na Convenção, nos capítulos que tratam da composição do Corpo Diretivo (Síndico e Conselhos), a recomendação para contratação de uma auditoria de condomínio, em caráter preventivo, para verificação das contas do Condomínio. Isso é uma forma de institucionalizar no Condomínio essa figura importante para transparência e segurança na prestação de contas.
Esse procedimento pode facilitar a aprovação do serviço pelos moradores e resguardar a confiabilidade das contas do condomínio, mesmo com a troca constante de síndicos.
Como podemos ajudar seu condomínio?
O método de trabalho da MB7 Auditoria, focado em Condomínios e Associações Residenciais, consiste na verificação sistematizada de dezenas de processos do Condomínio. O síndico terá uma visão consolidada e poderá agir nos problemas antes que o impacto deles sejam relevantes para o condomínio. Também, poderá apresentar de forma mais transparente as contas do Condomínio e os moradores terão mais segurança na aprovação das contas.
A MB7 oferece os serviços de:
– Auditoria Preventiva Mensal – Esse serviço é ideal para o fortalecimento da transparência e controle na gestão do condomínio. A verificação das contas é mensal.
– Auditoria de Prestação de Contas – Auditoria das demonstrações financeiras do exercício para apresentação aos moradores na Assembleia Geral Ordinária.
– Auditoria Investigativa – Auditoria das demonstrações financeiras do período histórico com foco investigativo na apuração de desvios ou fraudes a fim de apurar responsabilidades.
Se você mora em condomínio, considere a possibilidade da contratação de uma empresa especializada em auditoria condomínio. Peça um orçamento.
Estamos à disposição!
Marcos Braga
Auditor Independente – CRC 1SP199975/O-0
MB7 Auditoria de Condomínios