Auditoria e compliance: as verificações que trazem melhorias para o condomínio

Auditoria e compliance: as verificações que trazem melhorias para o condomínio

auditoria e compliance

Como a auditoria e compliance podem trazer melhorias ao condomínio? A maioria dos síndicos já conhece essas importantes ferramentas, no entanto, nem todo gestor costuma usá-las. Isso acontece por que, as pessoas nem sempre compreendem a real necessidade da auditoria e compliance. 

É comum lermos reportagens sobre denúncias de fraudes e corrupção em condomínios. Notícias assim, são extremamente desagradáveis e deixam todos inseguros e desconfortáveis. Desta forma, os síndicos precisam lidar com condôminos que não confiam em seu trabalho, mesmo que ele se esforce em mostrar seu bom trabalho.

Mas, sabia que é possível blindar o seu condomínio para evitar situações de risco e ter uma gestão onde todos se sentem seguros e confiantes?

Isso é possível através da auditoria e compliance. Mas o que são cada uma dessas ferramentas e como implantá-las em seu condomínio?

O que é auditoria e compliance?

Auditoria e compliance estão interligadas, mas, primeiramente vamos explicar o que é compliance. 

Desde a publicação da Lei Brasileira Anticorrupção 12846/13 e o Decreto 11129/22 que regulamenta a Lei, tem se dado ênfase sobre a implantação de um programa de integridade (ou compliance) nas empresas.

Compliance, refere-se a “conformidade” ou “integridade”. Trata-se de cumprir regras, normas e regulamentações. Ou seja, significa cumprir as normas internas (ex.: políticas, código de ética, convenção, estatuto, etc.) e externas (ex. leis federais, estaduais, municipais, etc.).

Como conscientizar as pessoas sobre a importância do cumprimento de normas para promover a transparência, ética e mitigação de riscos? Por um Programa de Compliance.

Sobretudo, um Programa de Compliance é um sistema organizado por “pilares” que a empresa estabelece para trabalhar a cultura de cumprimento das normas. Por exemplo: 

  • Elaboração de Código de Ética e Políticas de Compliance; 
  • Treinamentos; 
  • Canais de Denúncias; 
  • Monitoramento e Auditoria, etc.

Portanto, compliance é um pacote de normas, boas práticas e condutas que devem ser aplicadas na gestão. 

Mas tudo isso se aplica apenas a empresas? Não necessariamente. Há benefícios profundos em implementar um programa de compliance em seu condomínio. Vamos falar sobre isso, mas por hora, é importante entender que atingir compliance no condomínio é agir conforme as leis e regras que são determinadas para sua área de atuação. 

Percebe como a auditoria e compliance estão interligadas? De um lado o compliance organiza e impõe o cumprimento das regras, por outro lado, a auditoria contribui para monitorar e identificar irregularidades.

Portanto, a auditoria e compliance são essenciais para proteger seu condomínio de riscos e irregularidades. Através destas ferramentas é possível ter uma gestão transparente onde todos se sentem seguros e confortáveis de que tudo está sendo feito corretamente.

Quais os pilares do Programa de Compliance do condomínio?

O Programa de Compliance é um sistema organizado por “pilares”. Desta forma, podemos focar em três pilares: 

  • Convenção e Regulamento Interno

A Convenção é como a “Constituição” e o Regulamento Interno (RI) é o “Manual de Operações” do condomínio. Para o condomínio funcionar de forma harmoniosa é fundamental a aderências a essas normas;

  • Leis e Obrigações

O condomínio está sujeito a diversas Leis e Obrigações. Desta forma, é importante o síndico ter um mapa consolidado das obrigações envolvidas. Além disso, deve fazer o monitoramento dessas obrigações. 

  • Contratação de Terceiros

Ao se contratar um terceiro, deve-se realizar o processo de Know Your Partner (Conheça seu parceiro). Desta forma, através de diversas verificações e aprovações é possível evitar desvios de conduta.

Observe alguns dos procedimentos para contratações de terceiros:

  1. Justificativa da escolha dos orçamentos; 
  2. Questionário sobre o prestador de serviço; 
  3. Apresentação de informações básicas (por exemplo, certidões negativas); 
  4. Consultar se há algum processo envolvendo o prestador de serviço; 
  5. Aprovação da escolha (não da contratação) dos orçamentos pelo Conselho ou Comissão de Moradores.

Como ter a auditoria e compliance no seu condomínio?

Para que seu condomínio também possa se beneficiar destas importantes ferramentas, veja abaixo as dicas para adotar a auditoria e compliance.

1. CONHEÇA AS PARTICULARIDADES DO SEU CONDOMÍNIO – identifique os desafios e particularidades de seu condomínio para determinar as regras mais apropriadas;

2. IDENTIFIQUE OS RISCOS

Conheça a vulnerabilidade do condomínio e para poder aprimorá-las.

3. ELABORE UM MANUAL DE CONDUTA 

Um código de conduta que deverá ser lido e respeitado por todos os administradores, como síndico eleito, síndico profissional e subsíndico. 

4. SUPERVISIONE OS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Acompanhe a prestação de serviços, as condições e a validade dos contratos para evitar penalidades ou quebra de normas. 

5. CONTE COM UMA EQUIPE ENGAJADA

Estimule a adaptação da equipe para terem boa conduta e responsabilidade, evitando vulnerabilidade ou falhas de segurança. 

8. ADOTE A TECNOLOGIA COMO A SUA PRINCIPAL ALIADA

Invista em tecnologias gerenciais, como: plataformas que acompanham a rotina fiscal do condomínio; aplicativos para comunicação; segurança eletrônica de controle de acesso, monitoramento e proteção.

Quais os riscos de não adotar a auditoria e compliance em condomínios?

Há muitos riscos em não adotar a auditoria e compliance em condomínio, tais como:

  • notificações e advertências por descumprimento da lei;
  • multas por inconformidades com as exigências legais;
  • problemas jurídicos sérios;
  • interdições, e outros.

Qualquer uma das situações acima, coloca em risco a paz e a segurança do condomínio. Elaborar uma defesa e conseguir acordos, demoram muito tempo, custam dinheiro e causam preocupações que desgastam a imagem do síndico

Uma boa reputação é difícil ser conquistada, assim, a auditoria e compliance asseguram que seu condomínio esteja blindado contra irregularidades. 

Através da auditoria e compliance é possível garantir a conformidade legal e operacional do condomínio. Assim, não permita que problemas atrapalhem a gestão saudável do seu condomínio. 

Embora a auditoria e compliance sejam coisas diferentes, a auditoria preventiva pode ajudar nas constantes verificações das contas. De fato, a auditoria é a melhor forma de identificar as inconformidades nas contas.

Garanta a qualidade de vida dos condôminos e a longevidade da sua gestão por priorizar a prevenção na sua gestão.  Converse com nossos especialistas e veja como a auditoria e compliance podem melhorar seu condomínio. 

Mais Populares: